5 Dicas de como escolher a barraca de camping ideal

Comment

Aventura Shop Camping Curiosidades

Você já deve ter visto como é difícil escolher uma barraca de camping, por isso listamos 5 dicas de como escolher a sua barraca ideal.

Durante sua viagem de férias, seja com amigos, família, ou até mesmo sozinho, você não vai querer passar pelo apuro de ter escolhido uma barraca de camping que não se adequa perfeitamente às necessidades pelas quais você vai passar na sua aventura. Por isso, nós do Mercado Aventura separamos essas 5 simples dicas que o ajudarão a fazer a melhor escolha na hora de acampar:

1) Tamanho ideal da barraca:

Para seguir uma boa aventura, é essencial pensar em conforto. Logo, você vai ter de se preocupar com o tamanho e peso da sua barraca, pois além de você precisar de um bom espaço pra você, você precisa se lembrar do espaço que as mochilas e acessórios que você levou vão ocupar e se preocupar ainda com o carregamento da própria barraca. Um comprimento de 2,10m e uma largura de 75cm seriam as dimensões ideais por pessoa. É de extrema importância levar em conta um espaço aproveitável de 50cm de altura, decisivo para o conforto. Dica: uma barraca para várias pessoas pode ser dividida entre seus viajantes em várias mochilas, assim repartindo o peso.

www.mercadoaventura.com.br

2) Características do local:

Parece meio óbvio, mas escolha uma barraca que sirva para as finalidades da sua aventura. Se você precisa de uma barraca mais leve, mais resistente, ou mais espaçosa, sua decisão final deve depender do local escolhido para se aventurar. Uma barraca muito fraca pode se tornar um empecilho durante a sua aventura.

Regiões frias: se você pretende acampar em topos de montanha, exemplo: Andes, Alpes, Pirineus, ou em regiões frias de alpinismo de nível, exemplo: Himalaia, Patagônia, Antártida, Ártico, é fundamental escolher uma barraca leve para o transporte e que responda a rigorosos critérios de qualidade e baixas temperaturas. Uma mudança brutal de temperatura pode ser muito perigosa. Boa qualidade isolante é um diferencial. Uma barraca de armação e tecido resistentes ao peso da neve é importante, como por exemplo as barracas de quatro estações, que são aquelas que são desenhadas para aguentar as condições mais severas de tempo. Elas precisam ter uma estrutura mais resistente para aguentar os ventos fortes e muita chuva. Estas interessam pelo fato de poderem ser utilizadas nas condições mais diferentes possíveis e durante muito tempo. Para quem gosta de aventuras em lugares mais temperados, como no Brasil, a barraca de quatro estações acaba sendo a melhor opção.

Regiões quentes: já se você pretende acampar em regiões mais quentes, como a África ou locais do Brasil, montanhas e selvas tropicais, cerrado brasileiro, é interessante escolher uma barraca de camping que possua uma boa ventilação. A barraca deve ter duas portas para permitir uma melhor circulação de ar, como por exemplo as barracas de três estações, que são barracas feitas para climas amenos. Por conta disso, são barracas mais leves.

3) Conforto durante a viagem:

Conforto é tudo. Quem é que nunca passou por bons apuros por causa de uma barraca ruim?

O conforto depende de vários fatores, como terreno, clima, época do ano, suas companhias (rs) e principalmente sua barraca. Só para se ter uma noção, no Brasil, principalmente, o clima varia muito do dia para a noite, onde num dia pode fazer frio, calor, sol, chuva, neblina, etc. Uma barraca muito quente, pode te esquentar à noite, mas de cozinhar de dia, já uma muito fresca, pode te fazer passar frio. É complicado.

O tamanho influencia muito, claro, mas também não é fácil sair carregando uma barraca de 8 pessoas, a não ser que você vá viajar de carro até o local de acampamento. Gostamos de pensar que uma barraca para 4 pessoas, dessas tradicionais, oferecem o conforto necessário para um casal, ou até um casal e uma criança. Nelas cabem tranquilamente um colchão de casal e sobra um espaço para colocar uns apetrechos, equipamentos, malas, etc. Se sempre acampa em grupos maiores, de 4 ou 6 pessoas, vale pensar em investir numa barraca maior e até usar o espaço de sobra como um “QG”, onde você poderá guardar comida, malas e utensílios.

www.mercadoaventura.com.br

É muito importante levar em conta outros aspectos para fazer sua aventura confortável. Dormir em cima de pedra não dá! Então é importante um bom colchonete ou colchão inflável, mas além disso você pode optar por sacos de dormir, que oferecem um bom isolamento térmico em noites mais frias.

De uma maneira geral, acessórios, equipamentos e ferramentas deixam sua viagem mais prática e confortável. Leve em conta o espaço de uma bagagem / mochila e opte por itens que facilitam sua estadia me meio a natureza.

4) Qualidade do material da barraca de camping:

Alguns tipos de tecido proporcionam uma melhor resistência aos rasgos e raspagens, a impermeabilidade, a durabilidade da barraca, dentre outros benefícios, como o isolamento térmico. As armações de alumínio são hoje as únicas confiáveis para uso em montanha por conta da sua alta resistência e pouco peso. Mas ainda assim cuidados devem existir.

A impermeabilidade

A impermeabilidade de um tecido, na maior parte das vezes, é medida utilizando a pressão de uma coluna de água. O grau de impermeabilidade é determinado pela altura da coluna de água suportada antes de atravessar o tecido.

Um tecido que recebeu um tratamento siliconizado possui uma melhor qualidade impermeabilizante, evitando assim que as gotas de água atravessem ou se fixem sobre o tecido.

Lembre-se de retirar do local escolhido para acampar todas as pedras pontiagudas, para aumentar a vida útil de seu equipamento. Se o tecido externo for o nylon, ele resiste muito bem à raspagem, mas pode chegar a rasgar-se. Se isto não for possível, coloque uma proteção sobre o solo, uma lona pode ser uma opção.

Depois de escolher seu equipamento, procure ler as instruções com atenção, e acostumar-se a montar bem a barraca antes das viagens.

Tipos de materiais para barracas de camping

Varetas:

As armações que possuem uma boa resistência e são flexíveis a ruptura são indispensáveis, pois caso ocorra uma nevasca forte ou mal tempo, é fundamental que as varetas propiciem segurança através de uma boa distribuição dos esforços.

Das diversas varetas de alumínio existentes no mercado, as do tipo Easton (EUA) são as melhores do mundo.

varetas de alumínio para barracas de camping

Tecidos:

• Algodão
Transpira bem, sem condensar. É pesado, de 180 a 300 g/m2. Se apodrece com facilidade e não é conveniente para as barracas leves. Não resiste ao esforço elevado.

Tecido 100% algodão

• Nylon-Poliamida
Tem grande resistência a estiramentos e abrasão. É muito elástico, não apodrece e é leve (de 60 a 80 g/m2). Se altera sob a ação de chuva ácida, e se deforma em caso de chuva.

Tecido Nylon-Poliamida

• Nylon-Ripstop
Variação do Nylon com linhas de reforço. Peso de 50 a 60 g/m2. Usado frequentemente como material leve para a barraca interna. Relação ideal peso/resistência a rasgos.

Nylon-Ripstop

• Poliéster
Tem uma grande resistência ao rasgo e à abrasão, Não apodrece, é leve (de 60 a 80 g/m2). Não se deforma sob a ação da umidade, não sofre a ação da chuva ácida e dos raios ultravioleta. Tem o inconveniente de uma baixa elasticidade.

Tecido Poliéster

Revestimentos:

• Silicone
Leve, durável, elástico em baixa temperatura. Protege dos raios ultravioleta. Somente absorve 5% de umidade. Em temperaturas elevadas pode se desprender algum odor.

Revestimento em Silicone

• Poliuretano
Boa estanquidade. Permanece flexível e impermeável inclusive a baixas temperaturas. Oferece a possibilidade de aplicar várias camadas sobrepostas de forma que suas propriedades se intensifiquem.

Revestimento em Poliuretano

• PVC
É barato e se aplica em barracas de baixa qualidade. É pesado. Se racha em baixas temperaturas. Não é conveniente em barracas de alta qualidade.

Revestimento em PVC

5) Preços: Quanto gastar?

Procure considerar outros fatores além do preço. Sua nova barraca deve estar dividida entre: sua resistência, seu conforto e claro, a sua segurança. Não deixe de ser um usuário exigente. Há grandes diferenças de qualidade e de preço no mercado.

Lembrem-se: o barato pode sair caro. Então se você pretende acampar durante muitos dias, não recorra às barracas de camping mais baratas, que podem ser perigosas e acabar saindo mais caro por ter que substituí-las regularmente. Se precisar carregá-la durante muito tempo, opte pelas mais leves. Se for acampar durante muitos dias, opte pelas mais confortáveis e seguras.

Referências: sempredbvaltamontanha.

No site do Mercado Aventura você pode conferir diversos tipos de barracas, de diversos materiais, com diversos tipos de preço. Possuímos desde modelos novos a usados. Confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *