ARMAS: Quais as classificação e suas Categorias?

Comment

Airsoft Curiosidades Tiro Esportivo

Já se perguntou quais as classificações e diferenças entre as armas? Nesta matérias mostraremos um pouco sobre as categorias de cada tipo de arma e quais suas funções.

A evolução das armas de fogo acompanham nossa história desde os primórdios, quando nossos antigos ancestrais ainda utilizavam arcos e espadas para sua caça ou até grandes confrontos.

A mais antiga representação de uma arma de fogo é uma escultura de uma caverna em Sichuan, na China. A escultura data do século XII e é de uma figura carregando um vaso em forma de uma bombarda com chamas e uma bala de canhão saindo dela. A arma mais antiga, feita de bronze, foi datada de 1288, porque foi descoberta em um sítio do atual distrito de Acheng, Heilongjiang, China, onde os Yuan Shi registraram que batalhas foram travadas naquela época. Fonte: Firearms: A Global History to 1700

Atualmente as armas podem servir para diversas coisas, que incluem a Caça, Tiro Esportivo, Defesa Pessoal e Segurança Nacional. Para suprir seu devido público a indústria armamentista tem desenvolvido e evoluindo diferentes tipos de armas e munições, que são classificadas conforme seus calibre, peso, formatos e finalidades.

Vamos conferir:

Armas Longas – Rifles

Os rifles, popularmente chamado de fuzil no Brasil, são armas longas que geralmente utilizam o apoio dos ombros para sua empunhadura e possuem cano raiado, isso é, no interior do cano há ranhuras helicoidal que forçam o projétil ao movimento em espiral, oferecendo maior estabilidade e aerodinâmica em seu percurso.

Os rifles podem ser separados como arma de fogo, ao qual possui uma munição com pólvora e nitrocelulose, que quando deflagradas liberam uma grande quantidade de gás, impulsionando seu projétil à uma alta velocidade, mas também são considerados rifles armas de pressão, que impulsionam o projétil (BBs, Chumbinhos, etc) através da liberação de gás ou ar comprimido, sem por um êmbolo, mola ou cilindros pneumático.

Originalmente os rifles possuem função Semi-automático, apenas, mas atualmente muitos rifles possuem função semi e full automático (rajada). Muitos países permitem o comércio de rifles, porém é comum encontrarmos restrições quanto à sua função automática, oferecendo apenas função semi-automática.

765x51mm-e-9x19mm-624x381No Brasil a classificação Fuzil se dá para armas com canos maiores que 48cm. Não há uma regra, mas pode-se dizer que os fuzis utilizam munição onde o estojo é maior que o projétil, exemplo do 7,65 da imagem ou munições longas.

De uma maneira geral, os fuzis englobam as snipers e metralhadora de assalto, mas trataremos as snipers de forma um pouco diferentes.

Fazem parte dos rifles ou fuzis, as armas conhecidas como Colt M4A1, M16, Ak47, FN FAL, FN Scar, Steyr AUG, etc.

NOTA: É importante reforçar que o calibre não define uma carma ou vice-versa. Uma arma pode ser fabricada ou alterada para diferentes calibres, assim como o sistema de disparo (semi e/ou full auto).

modelos-populares-de-rifles-fuzil

Submetralhadoras

Geralmente quando dizemos metralhadoras, incluímos todas as armas que disparam em modo de rajada (automático), porém como vimos acima há certas coisas que não definem uma arma, como seu modo de tiro, calibre, etc.

As submetralhadoras são classificadas assim por dispararem munições curtas, isso é, iguais de armas curtas, como 9mm, Calibre .40, Calibre .45, etc. Apesar de existirem rifles como AK47 e M4, entre outros que disparem calibres pequenos, como .22, .38 e .40, originalmente nenhuma submetralhadora dispara calibres de fuzil. São conhecidas também como Pistolas Metralhadoras.

Essa categoria de arma é amplamente utilizada por forças policiais de todo o mundo, já que possuem uma ótima eficiência de disparo, unido a poder de fogo e versatilidade em seus tamanhos, como a famosa Israelita UZI ou a Alemã H&K MP5. Praticamente todas as fabricantes de armas possuem submetralhadoras em seus projetos, até mesmo as fabricantes brasileiras Taurus e Imbel.

Dentre as submetralhadoras mais populares do mundo estão a HK MP5, UZI, HK UMP, HK MP7, Kriss Vector, Thompson e a P90.

modelos-populares-de-sub-metralhadoras

MODELOS-RIFLES

Espingardas e Shotguns

As shotguns, também conhecidas como espingardas, escopetas ou simplesmente de “12”, são armas que utilizam munições cartucheiras ou maciças, de alma lisa, isso é, seu cano é liso e não possui raiamento interno. Possuem “grosso calibre”, sendo a mais famosa a calibre 12 Gauge.

munc%cc%a7a%cc%83o-de-shotgunAs espingardas podem disparar um projétil maciço (balote) ou diversos balines, com tamanhos distintos. Possuem um alto poder de impacto e funcionalidades diferentes dependendo do ambiente, situação ou alvo. A verdade é que são ótimas para caça, tiro esportivo ou operações especiais.

As Shotguns possuem sistemas diferentes, como Pump (punheteira) que precisa ser engatilhada após cada disparo, mas também possuem suas versões em sistema manual, onde é necessário abrir o cano, tirar o cartucho deflagrado e substituir pelos novos, além claro das mais modernas, com sistema semi-automático, onde dispara cada vez que se aperta o gatilho.

Os calibres podem ser variados, sendo mais comuns os calibres .410 e do 28 aos 10 Gauges (28, 20, 16, 12, 10).

modelos-populares-de-shotgun

Rifle Sniper

As snipers são armas longas (rifles) que se assemelham muito com os fuzis, ainda mais por poderem ser uma adaptação dos rifles comuns, como o M16, FN Fal ou Ak47. Essas armas utilizam calibres de fuzil, que podem variar de calibre conforme a arma e versão.

De uma maneira geral, pode-se dizer que os rifles snipers são armas de tiro de precisão (atirador de elite), onde o alvo está à longa distância, sendo necessário acessórios ópticos como lunetas e acessórios de estabilidade (bipés, empunhadura, etc).

As lunetas são obrigatórias para o uso de uma sniper e sua configuração varia conforme a necessidade do atirador, já que a luneta influencia bastante no ambiente e principalmente na distância do alvo. A configuração da luneta é o zoom que as lentes e tubo proporcionam, sendo que podem ter 2×12 até 9-16×56, por exemplo, onde o número antes do “X” é o zoom e o número depois é a objetiva em milímetros, que influencia na captação de luz.

Os rifles snipers possuem função semi-automático ou manual, sendo o mais comum o sistema de ferrolho manual, que é nada mais nada menos que a alavanca do ferrolho que deve ser puxado para trás a cada disparo.

Modelos-populares-de-sniper

Armas Curtas – Pistolas e Revólveres

Finalmente, chegamos às armas curtas, grupo ao qual pertencem as armas de mão, bem como as pistolas e revólveres. Claro que podemos incluir alguns modelos de submetralhadoras, como a UZI Micro e outras que até podem se encaixar como arma secundária ou arma de mão, mas vamos “generalizar” só um pouco nessa matéria.

As armas curtas podem ser classificadas como armas de mão ou armas secundárias, dependendo do caso. Operadores militares, policiais e agentes de segurança que utilizam uma arma longa como primária, possuem uma pistola como arma secundária ou até mesmo uma outra como terceira arma.

Os modelos de pistolas e revólveres são os mais variados, já que atingem todo o público militar e de segurança, além do público civil, que pode ter uma arma para caça, tiro esportivo, coleção e/ou defesa pessoal (onde é permitido, claro).

Para atingir todo esse público, as fabricantes de armas (e não são poucas), possuem uma grande variedade de modelo, calibre, desempenho, padrão e formato. Para atingir todo seu público, as pistolas devem oferecer resistência à todos os ambientes (frio, claro, seco, molhado, com areia, lama, etc) e ainda ter o peso, material, eficiência e precisão ideal para seus operadores, sem deixar de lado seu design.

Vamos dividir as armas curtas em duas classificações, os Revólveres e as Pistolas.

Revólver

É bem simples definir um revólver. Eles são todas as armas curtas que possuem um tambor rotativo. Sua capacidade e calibre variam bastante, sendo que encontramos revólver com tambor de 5 até 10 munições e calibres entre 4,5mm (.177 – Airguns, Chumbinhos), até .500 magnum.

Os revólveres possuem função single ou double action, isso é, podem funcionar apenas se o cão estiver armado para trás ou cada vez que apertado o gatilho. Pode-se dizer que o modelo mais famoso para revólver single action é a Colt Single Action .45 peacemaker, do melho oeste. Atualmente todas as produções modernas são de revólveres double action, onde o cão se move para trás ao apertar o gatilho, não sendo necessário puxar manualmente.

O sistema de disparo dos revólveres double action são Semi-automático, disparando a cada apertada do gatilho.

Os calibre mais famosos de Revólver são os .38, .32, .36 cartucho (calibres permitido no Brasil), .357 Magnum, .44 Magnum, .500 Magnum (calibres restritos).

MODELOS-REVOLVER

Pistolas

Já as pistolas são armas curtas ao qual todas possuem funcionamento Semi automática, isso é, disparam a cada que se aperta o gatilho, com exceção das pistolas de airsoft SPRING (MOLA), que precisam ser armadas depois de disparar.

As pistolas possuem um ferrolho (slide) que é a parte superior da pistola, que se move para trás sempre depois que disparada. Esse movimento faz com que a arma ejete a cápsula deflagrada para fora, inserindo uma nova munição na câmara. Esse movimento se chama blowback, quando se trata de armas de pressão (airsoft, paintball ou chumbinho).

As pistolas possuem uma grande variedade, sendo que seus calibre variam tanto quanto os modelos de revólveres, do calibre 4,5mm (.177 – Airguns, Chumbinho) até a famosa Desert Eagle Cal .50.

Confira o maior catálogo de pistolas de AIRSOFT e CHUMBINHO do Brasil:
Pistolas de Airsoft
Pistolas de Chumbinho

MODELOS-Pistolas

Gostou da matéria? Curta e compartilhe. Se tiver qualquer sugestão, dúvida ou comentário, fique a vontade para entrar em contato com nossa equipe.

Já conheço o primeiro e único site de classificados de esportes de ação do Brasil? No Mercado Aventura você encontra milhares de produtos de Airsoft, Paintball e Airguns de diversos vendedores de todo o Brasil. Compre novos e usados. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *