Brasil rumo a Copa do Mundo de Munique de Tiro Esportivo

Comment

Campeonatos Curiosidades Tiro Esportivo

Felipe Wu foi convocado na última terça-feira (11/04), para integrar a equipe brasileira da etapa de Munique da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, que acontece entre os dias 17 e 24 de maio e integra o calendário da Federação.

Time de Tiro Esportivo do Brasil

Responsável por levar o tiro esportivo de volta ao pódio olímpico após 96 anos e depois de brilhar nos principais eventos do calendário mundial de 2016 em sua modalidade, nosso medalha de prata nos Jogos do Rio 2016, Felipe Wu não será o único medalhista olímpico brasileiro a competir. Outros três integrantes do Time Brasil da Rio 2016 participam da competição: Cassio Rippel, que conseguiu o melhor desempenho do país na edição de 2015 da Copa, Emerson Duarte e Júlio Almeida se juntam a Thais Carvalho Moura e Leonardo Vagner do Nascimento Moreira para defender o país na Alemanha.

Com o objetivo de incentivar a categoria júnior e já mirando nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, Dimas Ferreira de Oliveira Junior e Geovana Meyer também foram convocados por critérios técnicos.

Histórico

Wu começou a se destacar nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010, realizados em Singapura, quando conquistou a medalha de prata. No mesmo ano, conquistou a medalha de ouro ao compor a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Medelin e integrou a delegação nacional que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.

Também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, em Santiago. No Pan de Toronto, em 2015, conquistou a medalha de ouro na categoria pistola de ar 10 m. Também venceu duas etapas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo em 2016: em Bancoque e Baku.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, conquistou a medalha de prata de seu sucesso na prova de tiro esportivo na categoria pistola de ar de 10 metros. O desempenho de Wu foi o melhor de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos, para essa modalidade, desde os Jogos de Antuérpia, em 1920. Com a medalha de prata, atualmente é considerado um dos maiores atiradores do mundo.

Poucos sabem, mas Wu também é atleta do Exército Brasileiro desde 2013, com a graduação de terceiro sargento, e integra o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) criado pelo Ministério da Defesa para auxiliar o financiamento de atletas no país. O ingresso no Exército também foi uma forma encontrada para ter acesso a armas de fogo, diante das restrições colocadas pelo Estatuto do Desarmamento. Além disso ele também estuda engenharia aeroespacial na Universidade Federal do ABC.

Do Brasil a Munique

A Rússia vai ser sede da Copa do Mundo de 2018, entre 14 de junho e 15 de julho, onde a capital do país será a principal cidade-sede, com dois estádios (Luzhinik e Spartak) que receberão 12 partidas, entre elas a final da Copa do Mundo de 2018. Já a etapa de Munique da Copa do Mundo de Tiro Esportivo antecede o evento e acontece entre os dias 17 e 24 de maio, integrando o calendário da Federação Internacional de Tiro Esportivo, contando pontos para o ranking mundial.

Referência: 180 Graus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *