Caiaque e rafting: Melhores destinos no Brasil

Comment

Sem classificação
Caiaque e rafting, Melhores destinos no Brasil

 

A prática de caiaque e rafting, está fortemente ligada ao conceito de ecoturismo. No Brasil, segundo a EMBRATUR, o ecoturismo é um segmento de atividades turísticas, que de forma sustentável, utilizam o patrimônio natural e cultural de uma região, incentivando sua conservação. A prática de caiaque e rafting uni-se a este segmento do turismo através da busca de seus praticantes por novos lugares e paisagens para serem explorados.

Para ajudá-los(as) a escolher seus próximos destinos de viagem, separamos nesta lista alguns dos melhores destinos para a prática de caiaque e rafting no Brasil.

Rio Tibagi

Localizado no estado do Paraná, o rio é o segundo maior em extensão do estado, estendendo-se por 41 municípios. Seu nome de origem indígena e significa “muitas cachoeiras” (Tiba = “muito”, e ji = “cachoeiras”).
Nos 550 quilômetros de extensão desse rio, você encontrará mais de 50 corredeiras próprias para a prática de rafting.

Além de receber um grande número de turistas, o rio também é escolhido como local de treino pela Seleção Brasileira de canoagem da modalidade Slalom.

Paraty

Cidade localizada na costa sul do estado do Rio de Janeiro, tem uma localização perfeita para os praticantes de atividades de aventura e ecoturismo, por encontrar-se entre mar e montanhas.

Uma de suas principais atividade de aventura é o caiaque oceânico, praticado na Baía da Ilha Grande composta por enseadas, penínsulas, pontas e ilhas que impedem a circulação de correntes marítimas e formam uma região de baixa ondulação.

Algumas opções de roteiros são: Mangue do Jabaquara, Reserva da Joatinga e Paraty Mirim.

Jalapão

A chapada do Jalapão no estado do Tocantins, é uma região privilegiada com nascentes, cachoeiras, corredeiras, praias de água doce e rios cristalinos.

Tornando -se assim, um local perfeito para a prática do rafting e caiaque. Para aqueles que praticam rafting, uma das suas mais concorridas atração e a descida pelo rio Novo.

Nessa região, vale a pena investir nos passeios guiados, o Jalapão é uma local para ser explorado ao lado de quem conhece bem a região.
As melhores épocas do ano para se visitar a região são os meses de maio a setembro, o período de seca.

Manaus

Maior destino turístico do estado do Amazonas, localiza-se no centro da maior floresta tropical do mundo e numa região de confluência de rios, como os Rios Negro e Solimões, que juntos formam a parte brasileira do Rio Amazonas.

A cidade de Manaus é um paraíso para os que gostam de remar, sendo possível contratar os serviços de algumas empresas, que oferecem passeios de até 30 dias, que atingem cerca de 1000 quilômetros percorridos à remo, nesses roteiros os turistas acampam na floresta e se hospedam em comunidades ribeirinhas.

O melhor período para a prática de caiaque na região é no mês de agosto, início da seca, quando os rios ainda estão cheios.

Chapada do Guimarães

Localizada no estado do Mato Grosso, região conhecida como “o caminho onde as águas e as pedras se encontram”, localizado a 64 quilômetros da cidade de Cuiabá, o parque nacional abriga 487 cachoeiras, a principal delas é a Véu de Noiva.

Aqueles que praticam rafting se direcionam principalmente para o rio São Lourenço na cidade de Jaciara.

O período da seca, que vai de abril a setembro é o mais indicado para a prática do rafting no Parque.

Itacaré

Cidade localizada no estado da Bahia, tem como um dos melhores passeios da região a descida do rio de Contas, que nasce na Chapada Diamantina e deságua na praia da Concha em Itacaré.

O rio representa mais de 10% da bacia hidrográfica do estado baiano, dando sustento a várias comunidades ribeirinhas.

A descida de rafting se inicia no distrito de Taboquinhas, considerada a capital baiana de rafting, indo em direção a Itacaré.

A Alta temporada para a prática do rafting nessa região, são os meses de janeiro e fevereiro, período em que o rio tem maior volume de águas.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio, conta com 250 quilômetros de litoral e possui um grande número de lugares para serem explorados de caiaque. O setor atlântico que vai do Pão de Açúcar até a Barra da Guaratiba é uma das regiões da cidade mais procuradas por aqueles que desejam praticar caiaque oceânico, devido o isolamento de suas ilhas e qualidade das águas.

Nesse trecho é possível visualizar os paredões das pedras que formam as montanhas da cidade e algumas das mais belas praias cariocas.

A partir das praias da Zona Oeste da cidade é possível visitar as ilhas de Cotunduba , próxima a Baía de Guanabara; o Arquipélago das Carrancas, em frente a praia de Ipanema; Rasa, onde se encontra o farol; além de muitas outras.

Com nossas dicas, agora você pode escolher qual seu próximo destino de viagem, de acordo com o esporte que quer praticar. O que você prefere, caiaque ou rafting?
O mais importante é que aqui no Mercado Aventura, você encontra todos os equipamentos para a prática desses e de vários outros esportes!

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *